últimas notícias
Inteligência artificial aplicada a indústria 4.0
Nós já te explicamos a importância da Indústria 4.0 e como ela é uma questão de sobrevivência para os negócios atuais, mas agora é importante você entender a importância da Inteligência Artificial e como ela está diretamente ligada à Indústria 4.0.

Entendendo o que é Inteligência Artificial


A Inteligência Artificial é uma revolução do mundo da tecnologia de modo geral. Nela, programas e dispositivos são desenvolvidos para simular o raciocínio humano e apresentar habilidades parecidas com as nossas durante processos de tomada de decisão. 

Graças a esta característica, os processos de automação das indústrias vêm avançando e ganhando cada vez mais espaço, garantindo eficiência em toda a produção industrial.  A indústria, que sempre esteve aberta a mudanças e já passou por três revoluções, agora está se preparando para a quarta e a Inteligência Artificial terá um papel de protagonista nessa etapa.

As aplicações da Inteligência Artificial na Indústria


A inteligência artificial está evoluindo mais a cada dia, então é impossível listar ou limitar todas as suas aplicações para a Indústria do Futuro, mas podemos perceber seu impacto em algumas de suas manifestações mais conhecidas, como:

Robótica


Robôs já são uma realidade na indústria e são aplicados com o objetivo de aumentar a produção. Com o avanço da área tecnológica, dispositivos como sensores e serviços de análise de dados poderão ser automatizados com mais eficiência, maximizando ainda mais todo o ciclo produtivo.

Internet das Coisas


A internet das coisas consiste em uma tecnologia que conecta diversos objetos físicos em rede. Isso facilita a aplicação de diversos projetos e o uso de dispositivos específicos. Isso pode auxiliar no desenvolvimento de tarefas simples, como sensores de presença que controlam as luzes, assim como também pode ajudar a controlar máquinas mais complexas à distância. 

Manutenção preditiva


Com os relatórios gerados automaticamente pelas máquinas, envolvendo informações como sua temperatura, ruído e outras características que demonstram desgaste, é possível reduzir o número de manutenções corretivas. Com o acesso às informações de padrões do equipamento e a observação constante, falhas podem ser diagnosticadas antes de se tornarem algo mais grave e muitos acidentes e prejuízos podem ser evitados.

Estes foram só 3 exemplos, mas as aplicações da Inteligência Artificial não possuem limites. A capacidade de aprendizado das máquinas e a possibilidade de simulações precisas, por exemplo, também são uma realidade que merece destaque dentro das indústrias.  
 

Indústria 4.0 e a evolução de PMEs


A automatização de processos faz com que as indústrias fiquem mais eficientes e aumentem a produtividade, resultando em alta lucratividade.

No Brasil, PMEs correspondem a 98,5% das companhias do Brasil, e 90% no mundo inteiro.

Todavia, aqui, as indústrias ainda não se modernizaram e adaptaram a grandes potências no ramo industrial como Estados Unidos, China, Japão e Alemanha.

A boa notícia é que, em novembro de 2019, o Fórum Econômico Mundial anunciou uma parceria com o Ministério da Economia com o intuito de incentivar Pequenas e Médias Empresas a implantar processos automatizados.

Entre as principais vantagens para esse processo, destacamos:
  • Aumento na produção, através da informatização
  • Melhoria na eficiência, levando pessoas a posições mais estratégias
  • Redução de custos, com máquinas operando máquinas
  • Operações em tempo real, facilitando o tratamento instantâneo de problemas
  • Manufatura modular, permitindo flexibilidade para estruturar o trabalho das máquinas para atender prazos específicos.

E aí, o que achou desse texto? Recomendamos que você acompanhe nosso blog para mais novidades. Sugerimos também a leitura do texto: Indústria 4.0 – Inovação, Conectividade e Transformação digital na Indústria do Futuro. Assim você poderá entender melhor sobre o que se trata a Indústria 4.0.